direcao@direcaoengenharia.com.br
Institucional
Notícias
Levantamento do Passivo Ambiental ajuda a recuperar o meio ambiente
10 de Abril de 2013

As atividades humanas, sobretudo as empresariais, são potenciais geradoras de riscos ao meio ambiente.Esses efeitos ambientais podem ser ocorrentes ou previstos, isto é, tanto podem ser processos que já se manifestam, como processos que deverão ocorrer no futuro. Pensando nisso a Direção Consultoria e Engenharia realizou o Levantamento de Passivo Ambiental, que permite identificar responsabilidades, planejar ações de controle e agir com mais eficiência em emergências. “Quando, ao longo dos tempos, construímos nossas estradas, deixamos estragos ambientais que agora precisamos conhecer e trata-los. Fomos contratados pelo DER/BA para identificar estes passivos ao longo da malha rodoviária do estado da Bahia e pelo DER/MG para a mesma finalidade, na malha em Minas Gerais. Fizemos um levantamento de 26.000 Km na malha do estado de MG, por exemplo, que deu origem as obras de recuperação desses passivos ao longo de toda essa malha. Nossa proposta era identificar e definir projetos que mitigassem estes passivos”, explica a Diretora Comercial da Direção Consultoria e Engenharia, Silvia Rejane Soares.

 

Apesar de ser relativamente novo tanto no Brasil, quanto no mundo, o Levantamento do Passivo Ambiental ganhou espaço e importancia no meio empresarial. “Todo e qualquer projeto elaborado pela DIREÇÂO visa evitar ou diminuir o máximo possível à agressão ao meio ambiente. No passado consultores e construtoras não se preocupavam com os critérios ambientais e era comum abrir estradas sem qualquer tipo de estudo nesse sentido. Hoje temos outra mentalidade, a nossa empresa tem profissionais qualificados e em permanente estudo, que procuram sempre soluções para diminuir os efeitos das construções de rodovias ao meio ambiente”, afirma Silvia.

 

Atualmente todos os projetos da DIREÇÃO indicam os pontos a serem tratados de imediato, ou seja, o local onde é verificada a capacidade de crescimento de um passivo recebe o tratamento imediatamente. “A DIREÇÃO realiza também um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que é aplicado quando vamos iniciar um investimento, evitando os efeitos agressivos ao meio ambiente em relação à futura obra, é uma atitude preventiva. O levantamento do passivo é para corrigir os efeitos já danosos ao meio ambiente. É uma atitude corretiva”, conclui a Diretora Comercial.

Belo Horizonte - MG
Tel.: 55 (31) 3298-6900
Direção Engenharia e Consultoria LTDA. - Todos os Direitos Reservados
PubliX Comunicação